quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Introdução do Plano de Actividades 2009/2011

Este documento tem como finalidade traçar as linhas orientadoras da intervenção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

Estamos conscientes de que nem sempre as actividades a que nos propomos serão facilmente exequíveis, contudo, teremos sempre presente que o caminho se faz caminhando. Ainda assim, não podemos abdicar de preparar o futuro, tentando vislumbrar a direcção mais adequada para o caminho a seguir.

Tivemos, no entanto, a preocupação de propormos objectivos cuja generalização não seja apenas retórica, mas antes objectivos cuja viabilização e operacionalização seja possível, ainda que impliquem o esforço, participação e comprometimento de toda a comunidade educativa.

Certos de que, muitas das preocupações e constrangimentos que outras congéneres enfrentam, se encontram neste momento colmatadas no nosso concelho, muito devido ao que a Autarquia tem empreendido na melhoria das condições patrimoniais e logísticas do Agrupamento de Escolas (requalificação do parque escolar; construção da escola de Altura; rede de transportes escolares; apoio logístico…), é nosso entender avançar para um investimento mais profundo e uma actuação mais interventiva ao nível humano: alunos, pais, comunidade educativa e escola, serão as quatro dimensões em que tentaremos intervir por forma a operacionalizar os objectivos propostos.

Queremos desenvolver no Agrupamento uma “Cultura de participação” que abranja os pais, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e da Escola (em sentido lato), em termos de solidariedade e co-responsabilização. Pretendemos contribuir para a criação de condições para que um número cada vez maior de pais possa ter um papel de relevo e intervenção no regular funcionamento e vida do Agrupamento.

De qualquer modo, será conveniente ter em consideração que os Corpos Sociais de uma Associação de Pais, são pessoas voluntárias e que enfrentam muitas vezes o constrangimento de não conseguirem os apoios necessários para o trabalho a que se propõem. É uma missão de paciência e de envolvimento de todos. Só assim as Associações se tornam fortes e respeitadas pelas Entidades com que têm que lidar.

Fica desde já lançado o desafio a todos os queiram colaborar com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.